Tenho sonhado muito com meu parto..
Estou com medo... Muitas devem pensar: Como assim , medo? A Adriana com medo do parto?
Sim..estou... Mas não é medo da dor não! Essa eu não vejo a hora de sentir percorrendo meu corpo, meu útero,minhas costas! Eita dor maravilhosa!
Meu medo é outro.. É medo de não conseguir mesmo...De ter que ir para o campo de concentração, ops, maternidade da cidade!
Sorte que tenho as listas Parto Nosso e Gestar Bem para dividir essas angústias! Talvez vocês não entendam a angústia que tenho comigo...Por isso vou transcrever aqui o email enviado as listas...E também as respostas recebidas!
Talvez essas palavras possam ajudar alguma mamãe aflita como eu!
Enviado por mim em 13/02/07
Estou com medo do parto!E isso pra mim, Adriana, é muito estranho!Mas não é um medo comum, como a da grande maioria! O medo da dor, medo de parto normal, medo de contração, medo de ser rasgada, etc, etc.... Estou com medo de não conseguir!Tive a Sofya de um modo tão lindo, com a ajuda da Vânia, um trabalho de parto rápido( 5 horas) e maravilhoso! Na época tinha plano de saúde, eu tinha escolhido o médico para segurar a Sofya quando nascesse, apesar de ele não ser um médico humanizado, ele prefere o PN, me apoiou quanto a minha escolha...Agora não tenho mais plano de saúde.. Quero um parto domiciliar, mas não sei por onde começar!!! É tão complicado assim gente? E se precisar o plano B? Vou ter que ir para a maternidade do SUS, que é péssima, cesárea corre solta, ocitocina para todas, não pode andar, não pode gritar, pq quando fez tava bom né? ( sim, eu escutei isso lá quando acompanhava o TP de uma amiga)... Escutei e vi muitas coisas feias lá! Eu tenho a imagem da maternidade daqui, como um campo de concentração!Eu estou com medo.. Juro que não é medo de parir não... Eu gostei tanto de parir, tanto, tanto, até estava falando com a Lêticia ( recém parideira) que se tivesse um emprego de só parir, com certeza eu iria me candidatar ao cargo!!!! Eu não sei qual meu medo realmente... .. E escrever isso para vocês, pessoas que me entenderão, me faz bem....E quase chego a ter certeza que meu unico medo é de ter que parir naquela maternidade horrível, de ter que parir com um médico que não conheço, sem a Vânia(doula), sem respeitarem minhas vontades, com enfermeirinhas me chamando de maezinha, mandando eu calar a boca.... Meu medo é esse... Medo tanbém de não conseguir! De ir pra cesárea....Eu sempre escuto: Seu parto foi fácil, com certeza esse segundo vai sr dificil...Calma...e quem disse que quero um parto fácil?????? Eu quero um tp demorado, sem exageros tá Deus, mas quero um pouco mais do que tive, poxa, nem deu pra eu aproveitar a minha doula! Quero sentir mais contração, senti poucas, e eu quase nem lembro delas, eu lembro das finais , que doeram muito, mas as do começo não lembro... Eu quero ver no espelhinho minha nenê coroando, quero PARIR DE CÓCORAS, direito que me foi tirado no parto da Sofya... Quero parir com a Vânia me doulando, quero parir na minha casa, Quero pegar minha nenê logo depois e esquentar ela em meu colo, amamentar... . E essas coisas são impossíveis na maternidade daqui..Eu tenho sonhos constantes que estou parindo em casa, e sempre alguma coisa dá errado! Desculpem, foi só um desabafo!Adriana, mamis da Sofya 15 meses- parto natural hospitalar, e da Emanuelle 23 semanas na barriga
AS RESPOSTAS:
De Helena:
Olá Adriana, ter medo não é nada estranho, estranho seria se não houvesse medo com relação a algo tão imprevisível quanto um parto. Como já disseram, que bom que você está reconhecendo seus medos agora, para poder lidar bem com eles e não deixar que te atrapalhem. Você está fazendo tudo para ter o parto dos seus sonhos, não está? Então pense assim: qualquer coisa que sair diferente é porque você precisava viver aquilo e não por um problema seu. Tenha todos os planos, A, B, C, mas não fique encucada com essas possibilidades, mentalize o parto do jeito que você quer que seja!Ah, e ao contrário de quem quer que seja, acho que se você teve um primeiro parto tranqüilo, esse tem tudo para ser muito mais tranqüilo ainda.Tenha fé e não deixe que nada abale sua confiança, estamops torcendo por você.Helena (mãe do Luiz Gustavo, 4 anos - cesárea e da Carolina, quase um mês - PNH)
De Rebeca, mãe de Breno e Alice:
Dri,
Qdo vc pariu Vânia era só elogios para vc. O hospital todo ficou boquiaberto com a "menina do parto natural, sem anestesia!"
Vc é muito mais forte do que imagina, deixa só a ocitocina descarregar e circular que vc vai relembrar a leoa que adora parir!!!
Quem vai ser sua parteira? Sua mãe e o Oscar concordam com o PD?
Xuxu, supere seus medos, chame a Vânia, tente, negocie preço, o que for!!! Faça isso por você que deseja passar por essa experiência, pela Emanuelle que merece nascer bem, por nós que ansiamos esse lindo relato de nascimento com muita determinação e garra!
Menina mulher: força!!!!!!!!!
Adoro vc, se cuida, aparece!
Mil beijos em todAs!
De Vivian M
Oi Adriana,
Adriana, em que cidade vc mora?Talvez alguém tenha alguma idéia, história, conhecido em algum hospital, sei lá...Mas olha, eu também tenho vários medos, e minha doula me disse que isso é ótimo. Inclusive fico imaginando as coisas, como será se tudo sair diferente do que eu quero, como eu vou reagir. Ela disse que isso é o melhor que eu posso fazer, porque na hora, se não estivermos preparadas pra uma dificuldade, será bem mais difícil de superá-la, ela disse que tem que ter o plano A, o plano B e até o plano C... quanto mais a gente se precaver mais a gente estará segura de que naquela situação é o melhor a ser feito.
Vc já considerou em fazer o parto aqui em Campinas? Vc pode fazer na Unicamp, pelo SUS.
Eu sei que vc queria fazer domiciliar, mas como vc está com muito medo de algo dar errado e ter que ir para o hospital daí (e eu concordo plenamente com o teu medo!), talvez uma opção seria fazer o parto aqui.
Olha, eu até ofereceria a minha casa pra vc ter o bebê aqui, mas o problema é que estou de 30 semanas, no seu parto vou estar com bebezinho novo em casa... acho que não seria legal nem pra nós nem pra vc, né?
Eu vou fazer na Unicamp. Tenho plano de saúde mas não vai cobrir o parto, mas não foi nem por isso que decidimos fazer lá, mas porque foi mesmo a melhor opção até agora. Tem reuniões todas as 2as. e 4as. às 19:30 hs, gratuitas, é só aparecer lá, se quiser vir a alguma posso te explicar tudo como acontece. Lá não é a melhor opção do mundo, mas é muuuuito melhor do que hospitais tradicionais, e é garantido que não fazem parto frank.....
Quem participa dessas reuniões (não precisa ser sempre, uma vez já dá!) entra pro grupo de parto alternativo, pra fazer de cócoras. Pra quem faz parte do grupo, tem vários procedimentos que não são rotina. Não fazem tricotomia nem enema, não colocam ocitocina pra induzir, não estouram a bolsa e não fazem episiotomia. O parto é de cócoras, numa cadeira especial pra isso, o bebê mama imediatamente e fica com a mãe o tempo todo no alojamento conjunto (é sus, né.... são de 6 a 8 pessoas por quarto, mas ouvi relatos de parto lá que falaram que não é ruim, é até bom ter compania, e as enfermeiras são ótimas).
Nas reuniões do grupo temos apoio de uma psicóloga às 2as. e fisioterapeuta às 4as., além do Dr. Hugo Sabatino, que sempre passa lá, ele é muito legal e é o precursor do grupo, e tranquiliza todo mundo. O grupo já tem 25 anos! Uma doula que acompanha o grupo inclusive nasceu de cócoras no início do grupo...!
E a grande vantagem sobre as casas de parto de SP é que SE houver complicação, é um hospital super equipado. Tem inclusive um anestesista ótimo que aplica analgesia a partir de 8cm, se a mãe pedir, em um dose super baixa pra não atrapalhar o parto de cócoras. E se houver MESMO necessidade de cesárea é ao lado do centro cirúrgico. Isso fez diferença pra eu decidir, pq não queria exatemente essa situação que vc tem medo, de na hora P ter que sair correndo de um parto domiciliar pra um hospital que nunca se sabe como vai ser o atendimento......
Eu inclusive contratei uma doula pra me ajudar, ela trabalhou 10 anos nesse grupo, agora não está mais mas sabe tudo o que acontece lá (ela chama Lucia, é ex esposa do Dr. Hugo). Acredito que se vc quiser pode ficar na casa dela até a hora de ir para a Unicamp, ela dá preparação para parto lá, tem uma sala bem legal, com colchonetes, bola, etc, inclusive ela me contou que uma "cliente" dela pediu pra fazer o trabalho de parto lá e ela concordou. Aí vc só vai pro hospital quando estiver no fim do TP. É o que eu vou fazer. Ela cobra 500,00, e acho que facilita o pgto.
Bom, vc ainda tem tempo pra pensar, né? Se conseguir algum relato ou vídeo dos partos de lá (relatos por escrito, porque os que eu já ouvi foram pessoalmente) eu te mando, vc vai pensando no assunto...
Ah, escrevi direto pra vc pq já falei da Unicamp (CAISM) na lista, pode ficar meio repetitivo...!
beijos e fique calma (a Emanuelle agradece)!
Da melhor doula do mundo:Vânia
Oi Dri,Pode parecer muito estranho eu responder isso, mas ... ainda bem que vc tem medo. Isso significa no mínimo que você está pensando nas suas escolhas, que tem decisões dificeis a tomar, e que sabe muito bem que o melhor caminho não é o mais fácil.Eu entendo muito bem o seu medo. Eu vivi esse medo, e eu não fui prá São Paulo pq tive tanto medo que ele me paralizou. Eu tive tanto medo de ir prá uma casa de parto e alguma coisa dar errada... tive medo de cair nos 10% que precisam ir para a maternidade. .. e de acabar sendo atendida por algum recém formado que ainda não se transformou num homem de vidro... Hoje em dia eu faria diferente. Hoje em dia eu tentaria ser aquela mulher que pariu de cócoras, apesar do residente ficar tentando levantá-la e praguejando que não ia dar prá fazer a episio, que ia rasgar tudo... Dri, nós podemos ser aquela mulher. Vc já fez isso uma vez. Vc colocou as duas mãos na mesa e disse "EU NÃO VOU DEITAR AÍ, EU NÃO VOU SUBIR". Eu te ajudei a chegar naquele ponto, mas dali em diante, se vc estivesse sem doula, quem sabe o que teria acontecido? Já pensou nisso?Muitos beijos, eu adoro você, e pode ter certeza: eu vou estar com você. Seja onde for.
De uma outra doula maravilhosa, de Rib Preto: Eleonora
Adriana, que confissão mais maravilhosa de ler. Serio mesmo. Não existeparto sem haver duvida, sem haver medo, sem haver conflitos, ambivalencia,sem explodir aqui e ali nossas espinhas purulentas, nossos fantasmas doporão e do sótão. Não da pra parir sem morrer antes!Acho ótimo que esteja com medo e que bote a boca no trombone, que tenhosonhos medonhos com o parto. Tem uma autora psicologa chamada SheilaKitzinger que diz que precisamos fazer a “ crise do parto” antes do parto. Acrise é inevitavel e necessária de se viver. É o fim de uma gravidez, oinicio de uma nova maternidade e com um parto no meio, um acontecimentoinevitável, incontrolável e do qual a gente não preve porcaria nenhuma. É ummergulho no escuro, no desconhecido. E te garanto que é melhor fazer estacrise antes do parto. Torna-la consciente antes de parir. Caso contrário, achance de somatizarmos, de dar uma zica no parto ou até mesmo ter umadepressão no pós é enorme.Então, olhe nos olhos do seu medo mesmo, fale sobre ele e com ele, grite,pense, sinta. A melhor forma de perder o medo é o sentindo profundamente. Umprimeiro passo para o renascimento das nossas forças.Te conheço pouco mas posso afirmar com muita certeza: o teu parto já é teuhá tempos. Seja em sua casa, seja no hospital muquifo, ninguem, nem nada oroubará de você. O que toda mulher precisa é confiar em si mesma para parir.Acreditar no proprio corpo e no proprio instinto, acreditar em si, mergulharno poço, ir até o fim-do-mundo e reencontrar a propria força. Tenho certezaque força você tem de sobra. Precisa apenas mergulhar fundo e encontrá-la. Énessa caminhada que seu parto domiciliar ou hospitalar vai se definindo. Umajornada árdua, mas muito valiosa.Conte comigo e com a lista pra o que der vier e não vier.Fooooooorça mulher!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!Eleonora – que já passou por 3 partos e se apavorou profundamente em todos.
De Paula:
Oi, Adriana.Tudo bem?Parabéns pela sua gravidez :-) Estou voltando para a lista agora e estou atrasada com tudo rsrsrsrsBem, vou chover no molhado, rsrsrs, mas medo é normal e no seu caso que já passou por um parto, o medo mudou de lugar... Para as mães de primeira viagem, o medo do parto, mesmo querendo normal é sempre forte.O que dá errado nos seus sonhos? Analize, e não esquece que sonhos são sonhos e podem só estar traduzindo seus sentimentos para imagens. Sim, eu acredito que existam sonhos premonitórios, mas no seu caso duvido totalmente que sejam, são mais a tradução mesmo :-)Analize o que dá errado e pense alternativas, talvez isso ajude a te acalmar...Lógico que o fato de ter visto o show de horror na maternidade dai, só piorou sua cabeça né?Falando nisso de onde vc é mesmo?Veja todas as alternativas que pode usar.Grande abraço, estou orando por vc e mandando um monte de pensamento positivo.Bjokspaula
De Ana Paula(doula)
Adriana (s),Esse medo de voces eh muito comun entre as maes que escolhem o parto domiciar. As expectativas sao grandes, e claro temos tambem a familia.Em primeiro lugar o fato de voces estarem falando sobre seus medos ja eh um grande alivio.Gratley Dick-Read, foi um medico na decada de 30, 40 e o pioneiro em PN, ele tinha a teoria da MEDO- TENSAO-DORou seja, quanto mais medo, mais tensa e maior a dor.por isso o comeco eh sempre respeitar o medo, nao empurrar a poeira pra debaixo do tapete. Dizer oi ao medo e com informacao e apoio, como a Adriana diz vence-lo aos poucos. E claro, se existe uma fe ajuda muito.Outro detalhe: Nao ligue pra familia quando o TP comecar, ou esperem ate quase o expulsivo ou so liguem pra else ouvirem o bb chorar!Parabens por serem francas e corajosas de falar sobre isso.(((abracos)) )Ana Paula
De Adriana
Meu caso é um pouco semelhante ao seu , Adriana... Não tenho medo da dor porque simplesmente nunca passei por ela(estou na primeira gestação), na verdade estou ansiosa pra saber como tudo funciona. O que me dá pavor é de imaginar a família toda em volta quando começar o TP, dizendo mau-agouros e fazendo previsões desastrosas, por pura falta de tato e ignorância. E, no hospital, enfermeiras que tratam como extra-terrestres as mães que querem parto normal, funcionários do hospital que invadem as salas de parto para assistir de camarote ao "sofrimento" das parideiras, sem entender o quanto isso atrapalha... Acho que o parto é realmente um evento muito poderoso, porque parece que todos querem protagonizar junto com a gestante!Não tenho a experiência que vc tem, mas os remédios que eu uso para superar o medo têm sido a informação e pedidos, muitos pedidos de sabedoria e serenidade a Deus para enfrentar o desafio. Comigo eles têm funcionado.Bjo e muitos votos de paz e sucesso, Adriana.
De Giovano
Eu também tenho esse medo...É claro que não é a mesma coisa, pois não estou grávido. Biologicamente nãoposso, mas sempre que penso em ter outro filho, na verdade sempre que Dianae eu pensamos nisso, logo me preocupo porque não quero mais ver obstetras naminha frente. Tenho medo de que não possa mais fazer opções, também porquenão tenho mais plano de saúde. Tenho medo de que a Diana não consiga lutar,até porque eu sou mais fraco que ela nesse caso e dependo da força dela praconseguir lutar junto...Mas no seu caso, Adriana, talvez o plano B possa ser a casa de parto. Aindadá tempo de planejar isso. São Paulo é longe e tudo mais, mas é melhor aviagem e o desconforto de estar num local que não é a sua casa do que estaraqui em São Carlos parindo pelo SUS. O custo de tudo deve até ser menor doque o da parteira em casa... e em sampa estará rodeada de pessoas que queremo seu bem, aposto.Abraços,Giovano
Bom gente... é isso...foi só um desabafo... Queria falar mais coisas, mas não é o momento...Estou muitooo triste!